Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

É HORA DE MUDAR DE VERDADE O FLAMENGO

VALE A PENA LER O TEXTO ABAIXO, DO PESQUISADOR RUBRO-NEGRO MARCEL DE QUEIROZ PEREIRA, AUTOR DO LIVRO "A NAÇÃO", DA MAQUINÁRIA EDITORA.



Nos dois primeiros anos da Gestão Azul, convivemos com times medianos em prol da contenção de despesa e do equilíbrio das contas do Flamengo, nós pacientemente aceitamos. As contas de 2015 certamente ainda não permitirão lá muita ousadia, nós compreendemos. Fomos convocados para participar de um Programa Sócio-Torcedor cuja única contra-partida foi o amor, nós nos engajamos. Tivemos que conviver com ingressos caros, fez parte da curva de aprendizagem econômica na relação com o Novo Maracanã, nós fomos compreensíveis, e de sua parte a diretoria entendeu que mais preço nem sempre é mais receita, flexibilizou-se, e hoje encontrou um equilíbrio entre um preço acessível, não barato, e com atratividade de público alta (33 mil torcedores por jogo, média alinhada às médias nos anos de título em 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992).
Já sabemos de tudo isto. Embora não concordemos com tudo, compreendemos. Porém, já chegou a hora de dar um passo mais ousado para frente. Tem que se encontrar margem no orçamento para isto, flexibilizando parte aqui, parte ali. O Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra não vai mais crescer "só no amor", por mais que muitas negociações venham sendo feitas, como a com a Multiplus, para que o volume de adesão cresça, precisamos de bons resultados dentro de campo, e para isto precisamos de jogadores de ponta. Craque agora será investimento, buscando autofinanciamento pela alavancagem do sócio-torcedor, e sem loucuras financeiras, ninguém está falando em várias contratações, mas pelo menos duas grandes contratações que recheiem a base deste ano.
O ponto-chave, no entanto, passa por Vanderlei Luxemburgo. O que a imprensa tem falado é que ele pediria R$ 700 mil para continuar em 2015. É mais um investimento que vale pagar! Se não acertar com ele, vai acertar com quem? Com Tite? Com outro "técnico top" que também vai pedir R$ 700 mil? Melhor ficar com Luxemburgo, até por ter uma identidade com o clube que nenhum outro "nome top" tem. Chega de "Manos Menezes" ou "Muricys Ramalhos", que são capazes de abandonar projetos no meio do caminho para trabalhar em "mercados mais valorizados". Vanderlei tirou leite de pedra! Desde que assumiu, o Flamengo se mantém entre as cinco melhores campanhas do campeonato. O Flamengo não tem time nem elenco para estar entre os cinco melhores, mas Vanderlei mantém o time lá. Para 2015, o nome é o dele!
O time não precisa de várias peças para melhorar. De alto nível e que demande um esforço de investimento: um 10 e um 9. Há boas opções na contenção: Cáceres, Márcio Araújo e Canteros. Há potencial pelos lados do ataque: Éverton, Gabriel, Paulinho, Mugni e Negueba. Há uma boa sombra ao comando de ataque: Alecsandro tem 21 gols nesta temporada. Pontualmente, sem grandes investimentos, é preciso investir em laterais, um direito e um esquerdo. Com isto, há potencial para ter bons resultados na temporada 2015. É hora do passo final para uma mudança de verdade, para colocar o Flamengo, não ocasionalmente, mas agora definitivamente, no topo de disputa do Campeonato Brasileiro, junto àqueles que ultimamente tem estado todos os anos por lá: Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Santos, Internacional e Grêmio. 

Um comentário:

  1. Aforca de qualquer time e o meio de campo.
    O FLA DEVE CONTRATAR REFORCOS PARA O MEIO DE CAMPO.

    ResponderExcluir